Entrevista com Marcos Pereira, educador físico e fisioterapeuta

Entrevista com Marcos Pereira, educador físico e fisioterapeuta
CREF G RJ 04190 / CREFITO 9680-LTF
 

Olá, Pereira. Antes de começarmos a entrevista, fale um pouco sobre seu trabalho e sua formação.
Olá, pessoal. Meu nome é Marcos Pereira, tenho 35 anos e atuo na área de saúde, de forma preventiva, há 12 anos. Tenho formação em Educação Física, pós-graduação em Fisiologia do Exercício/Avaliação Morfofuncional e sou formado, também, em Fisioterapia, especializado na área de Terapias Manuais.

Tradutores de legenda passam o dia inteiro no computador. Qual tipo de problema isso pode causar?
A postura na posição sentada, há muito já se sabe, gera diversas anomalias crônicas para coluna vertebral. Associadas a esta postura, muitas compensações são geradas pelo grande número de horas gastos diante de um monitor. Uma leve rotação, a flexão do tronco ou da coluna cervical, sentar com o quadril em retroversão (quase deitado na cadeira), sentar com pernas cruzadas de forma simétrica ou assimétrica, atender o telefone preso ao ombro e cabeça, o ajuste inadequado do monitor, mouse, teclado e cadeira, enfim, são todas atitudes que influenciam em nossa postura e sobre as quais devemos ter atenção quando nos dedicamos a nossas atividades laborais na postura sentada.

A procura por ortopedistas e clínicas de fisioterapia vem a aumentando na medida em que a sociedade se torna cada vez mais sedentária. Sinais e sintomas são freqüentes nesta população, temos como exemplo, dores na região inferior da coluna lombar (lombalgias) e na parte superior da coluna vertebral (cervicalgias). Assim que as dores começam a “caminhar” para as extremidades é porque o problema está ficando cada vez mais grave, isso não quer dizer que uma dor localizada na coluna vertebral seja menos nociva do que a relatada acima; cada caso é um caso.

O que você recomendaria para aliviar os males advindos do uso prolongado do computador?
Uma medida simples e preventiva para evitar problemas futuros oriundos na coluna vertebral, devido ao fato de se estar muitas horas na postura sentada, seria realizar pequenas pausas durante o trabalho; fazer exercícios de alongamento para relaxar as musculaturas, que se encontram em tensão durante atividade laboral, mesmo quando em posição adequada. São simples ações que evitariam ou retardariam a procura ao um médico ou fisioterapeuta.

“Tempo é dinheiro”, quem já não ouviu essa frase antes? Na verdade quem tem como meta de vida esta frase, acaba gastando mais tempo pra tratar da saúde do que aquelas pessoas que investem seu tempo também em atitudes preventivas, como exercícios aeróbios, para melhoria do condicionamento cardiorespiratório e manuntenção do peso corporal; treinamento contra resistência (musculação), para fortalecimento dos músculos e aumento da massa magra que amenizaria a sarcopenia (descrécimo da capacidade neuromuscular com o avanço da idade).

Manter uma rotina de exercícios pode ser muito difícil. Existe algum macete para encontrar tempo e não perder o pique?
Para aquelas pessoas que por algum motivo não encontram tempo pra terem atividade física regular, vão algumas dicas:

  1. Uma caminhada, mesmo que você ache que será pouco tempo é melhor do que nenhuma.
  2. Se você pega condução para ir ao trabalho, pegue-o um quarteirão antes e desça um quarteirão antes.
  3. Suba alguns lances de escada por dia, será um excelente exercício tanto aeróbio quanto de força, para os membros inferiores.
  4. Adquira uma bola de “pilates” e uma faixa elástica e terá uma enorme variação de exercícios para serem feitos tanto no seu local de trabalho como em casa.

Mas lembrem-se: ANTES DE INCIAR QUALQUER ATITUDE PRO ATIVA PARA SUA SAÚDE PROCURE UM MÉDICO CARDIOLOGISTA E UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Como as pessoas podem conhecer melhor seu trabalho?
Divulgo meu trabalho e dou dicas de saúde no site http://www.pereirasrunners.com.br/. Através dele, eu e minha equipe forneceremos todo suporte de que você precisar. Quem quiser me contactar diretamente, pode enviar um e-mail para pereira@pereirasrunners.com.br.

Written by legendar on October 18th, 2007 with 2 comments.
Read more articles on Entrevistas.

Related articles

2 comments

Read the comments left by other users below, or:

Get your own gravatar by visiting gravatar.com Leonardo Neves
#1. November 12th, 2007, at 2:30 PM.

Ótima idéia de entrevista, João!
Muito útil para quem vive sentado na frente do CPU!

Abraços!

Get your own gravatar by visiting gravatar.com jmbrasil
#2. November 12th, 2007, at 5:20 PM.

Pois eh, Leo. Muitos tradutores reclamam de dores, e nao pensam em como medidas simples podem melhorar nossa vida.

Abracao!

Leave your comment...

If you want to leave your comment on this article, simply fill out the next form:

You have to be identified to write a comment.